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5 dicas de coaching para iniciar seu negócio digital

Assim como montar um estabelecimento físico, montar um negócio digital também apresenta alguns desafios. Saiba como vencê-los!

Você pode encontrar a calma ao apertar uma bolinha  (Foto: Reprodução)
Essa tem sido uma opção muito atrativa pois permite que tais empreendedores tenham a liberdade de trabalhar de onde e quando bem entenderem, ter um alcance a nível mundial, e muitos outros benefícios que poderíamos citar.
Porém, assim como montar um estabelecimento físico, montar um negócio digital também apresenta alguns desafios, como por exemplo, definir seu nicho de atuação, criar estratégias de marketing realmente efetivas, criação da sua marca e autoridade no mundo digital, definição e criação de produtos, e assim por diante.
Hoje em dia, o que temos visto na prática é uma quantidade avassaladora de informações, técnicas e cursos online sobre o marketing digital e sobre como abrir um novo negócio online, e de certa forma isso tem contribuído bastante para o fato de tantas pessoas estarem adentrando no mundo digital: a informação hoje está por todos os cantos, e como dissemos, não faltam treinamentos para tal. Tudo isso aliado com o desemprego e dificuldades econômicas e financeiras, o mercado online se torna um prato cheio não é mesmo!
 Mas não se iluda: nem tudo é tão simples assim. Alguns cuidados devem ser levados em conta na hora de tomar a decisão de deixar o mundo físico para atuar no mundo digital. É possível sucesso? Sem sombra de dúvidas! Acreditar no sucesso e trabalhar muito para conquista-lo com certeza fará com que seu negócio cresça! Vamos então para algumas dicas que podem ajudar e muito:

1.Você vai trabalhar com aquilo que você ama?

Essa é uma premissa básica: fazer aquilo que você realmente ama. Se o que está levando as pessoas para o mercado digital é o fato das facilidades, flexibilidades, possibilidade de altos ganhos financeiros, e etc., infelizmente a frustração será visível. Como? Má qualidade dos serviços, pessoas despreparadas para atendimento ao cliente e suporte, pessoas que aparecem e rapidamente desaparecem no ramo digital, e tantos outros efeitos. Sendo assim, antes de tomar essa decisão de ir para o ramo digital, pergunte-se, e analise com honestidade e sinceridade: você ama trabalhar com isso? Por qual motivo? As verdadeiras respostas para essas perguntas poderão te ajudar a ter certeza do que você realmente quer para sua vida. Nunca deixe de procurar uma profissão que você realmente ame, algo que te torne pleno. Ou então, aprenda amar aquilo que você faz!

2. Você já fez um planejamento estratégico e já colocou suas metas e objetivos no papel?

Pode parecer básico isso, mas incrivelmente muitas pessoas acham que ir para o mundo digital e abrir um negócio online é simplesmente criar um site, fazer alguns anúncios e sair vendendo. Triste ilusão! É necessário um planejamento estratégico, assim como em empresas físicas. Saber os investimentos necessários, planejamento de parcerias, tempo para retorno sobre o investimento, caixa necessário para manter a empresa em funcionamento, abertura de empresa, assuntos contábeis e fiscais, e assim por diante. E não menos importante, definir quais são as metas e objetivos da sua empresa digital, de curto, médio e longo prazo é fundamental. Quais serão os principais indicadores e como você os acompanhará? Quais são as ações e passos necessários para você abrir essa empresa? Perceba que o planejamento é fundamental, e poderá garantir o sucesso da sua nova empreitada. Sendo assim, coloque tudo no papel, escreva, desenhe, visualize. Esse processo te ajudará a percorrer antecipadamente o caminho até o sucesso (pelo menos parte dele), e isso poderá te trazer alguns insights.

3. Fuja das promessas de ficar rico da noite para o dia

Conforme já dissemos, temos hoje centenas e centenas de cursos online que dizem que vão te capacitar para abrir um novo negócio digital e faturar milhões em alguns dias, ou horas. Eu verdadeiramente acredito que isso é possível. Se você tem um produto único, que realmente agregue um valor indiscutível na vida das pessoas, e sabe vender esse produto, tudo é possível sim. Porém, é importante que você não se iluda. As coisas não são tão fáceis assim, precisa de planejamento, precisa estudar muito, precisa de investimento, tempo, por vezes uma equipe. E lembre-se que as técnicas de marketing digital são muito dinâmicas. Tudo o que você sabe e aplica hoje, pode ser que no ano que vem não seja mais útil, e nada funcione. Esse é o mundo digital, sempre evoluindo, e com “gurus” aparecendo e desaparecendo muito rapidamente. Portanto, tenha cuidado e não se iluda, pois aquilo que minha vó dizia me faz muito sentido até hoje: “o que vem muito fácil, obviamente vai mais fácil ainda”.

4. Domínio sobre as técnicas de marketing digital

Se você está entrando para o mercado digital, nada mais óbvio do que conhecer as estratégias e técnicas utilizadas no marketing digital. Se você possui budget para investir e não quer se aperfeiçoar nesses assuntos, então terá que contratar algum profissional para tal. Hoje se usa muito a captura de leads através de iscas digitais (e-books, vídeos, cursos rápidos, etc.), e-mail marketing que permite uma interação com os clientes e seguidores, uso de blogs para disponibilização de conteúdo gratuito, uso de redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Periscope), otimizações de sites e blogs através de SEO, anúncios pagos no Facebook e Google, banners em sites parceiros, Webinários / eventos online, etc. Veja que são muitas técnicas que poderão ajudar o seu negócio online crescer. Por isso digo novamente: planejamento estratégico é fundamental. Outro tema muito importante é a definição do seu público alvo, também conhecido como Persona, ou Avatar. As técnicas de marketing de hoje utilizam muito disso para atingir seu público alvo de forma certeira, usando as palavras certas, imagens perfeitas e gatilhos mentais.

5. Nunca se esqueça dos seus valores

Esse é um tema que eu particularmente coloco em 100% dos meus processos de Coaching, seja ele Life Coaching, Executive/Business Coaching, Team Coaching, e até treinamentos corporativos. E por qual motivo eu faço isso? Nada nessa vida pode passar por cima dos seus valores e princípios. Faz sentido para você? Não pode existir dinheiro nesse mundo que “compre” seus valores. Se você tem como valor a Honestidade, todas as suas ações devem ser honestas, ou seja, seu produto, sua estratégia de marketing, cada palavra / imagem que você usar devem estar carregadas de honestidade. Se você tem como valor o Respeito, mesma coisa. Você responde os e-mails de seus clientes? Faz um atendimento ou um suporte que tem como base o Respeito e a Honestidade? Se você tem como valor a Economia e a Prudência e a Responsabilidade, você força a venda de um produto para uma pessoa que não precisa daquele produto naquele momento? Ou seu objetivo é simplesmente vender, não importante para quem nem quando? Pense nisso com muito carinho e acredite que seguir seus valores com garra e determinação é que pode determinar seu sucesso.
 É isso! Espero que as dicas tenham sido úteis. Um forte abraço e até breve.

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